02 abril 2015

EM CARTAZ: «O CAVALEIRO DAS TREVAS»



  Com Gotham City submersa no caos por um sinistro Palhaço do Crime, Batman procura desesperadamente evitar a corrupção do maior símbolo de justiça e esperança da sua cidade. Imune à síndrome do filho do meio de que costumam padecer os segundos capítulos das trilogias, "O Cavaleiro das Trevas" assume-se como uma epopeia moderna e um dos melhores filmes do género.

Título original: The Dark Knight
Ano: 2008
País: EUA/Reino Unido
Género: Ação/Aventura/Fantasia
Duração: 152 minutos
Realização: Christopher Nolan
Argumento: Christopher Nolan, Jonathan Nolan e David S. Goyer
Distribuição: Warner Bros. Pictures
Elenco: Christian Bale (Bruce Wayne/Batman), Michael Caine (Alfred Pennyworth), Heath Ledger (Joker), Gary Oldman (tenente James Gordon), Aaron Eckhart (Harvey Dent/Duas Caras), Maggie Gyllenhaal (Rachel Dawes), Morgan Freeman (Lucius Fox) e Eric Roberts (Sal Moroni)
Orçamento: 185 milhões de dólares
Receitas: 1 bilião de dólares
Produção e desenvolvimento: Antes do lançamento de Batman Begins (2005), o argumentista David S. Goyer elaborou um roteiro para duas continuações, nas quais o Joker e Harvey Dent fariam as suas primeiras aparições públicas. Originalmente, a intenção era que, no terceiro filme, o Palhaço do Crime fosse o responsável pelo desfiguramento do promotor, transformando-o assim no Duas Caras.
    Goyer citou como sua principal referência a saga Batman: The Long Halloween (Batman: O Longo Dia das Bruxas). Neal Adams, o veterano desenhador que se notabilizou nas histórias do Cruzado Encapuzado ao longo da década de 70 do século passado, revelaria que ele e Goyer se reuniram em Los Angeles antes do arranque da produção do filme. Nessa reunião ficou assente que o argumento de Goyer teria vários pontos de contacto com The Joker Five-Way Revenge, história escrita por Denny O'Neil e publicada em 1971 nas páginas de Batman nº251.
   Mesmo não sendo um dado adquirido que Christopher Nolan assumiria a realização das sequelas, o cineasta britânico expressou repetidas vezes o seu desejo de reinterpretar o Joker no grande ecrã. Indefinições à parte, a 31 de julho de 2006, a Warner Bros.Pictures anunciou oficialmente a produção de uma sequela de Batman Begins, intitulada The Dark Knight.
  Após aturada pesquisa, Jonathan Nolan, irmão e coargumentista do realizador,sugeriu que as duas primeiras aparições do Joker servissem para a personagem cimentar a sua influência. Para que nada fosse deixado ao acaso, foi contratado como consultor Jerry Robinson, cocriador do Palhaço do Crime.
   Chris Nolan, por seu lado, citaria como suas principais referências o arco de histórias Batman: The Killing Joke (Batman: A Piada Mortal) e o filme Heat (em terras lusas pertinentemente subtitulado Cidade Sob Pressão). Parece, com efeito, decalcada da mencionada BD a fala do Joker em que ele sustenta que, sob as devidas circunstâncias, qualquer um pode tornar-se igual a ele. Já o blockbuster dos anos 1990, protagonizado por Al Pacino e Robert DeNiro, serviu de modelo para retratar a relação simbiótica entre uma grande metrópole e os seus habitantes.

Chris Nolan dando instruções a Batman. Ora aí está uma coisa que não se vê todos os dias...
    Ainda de acordo com Nolan, "escalada" é a palavra-chave para definir esta sequela. Gotham City é fraca e os seus habitantes culpam Batman pela violência e corrupção que corroem as fundações da cidade. Muitas coisas teriam, portanto, de piorarem antes de melhorarem.De permeio são explorados temas aflorados no primeiro capítulo da saga, como a dicotomia justiça versus vingança. Quanto ao título escolhido, o realizador fez notar que não se trata de uma simples referência a um dos cognomes do Batman, mas também a Harvey Dent, espécie de cavaleiro andante caído em desgraça.
   Com Chicago a fazer as vezes de Gotham, as filmagens de O Cavaleiro das Trevas arrancaram em abril de 2007. Já depois de terem sido transferidas para Inglaterra, ficaram ensombradas pela morte de um técnico em consequência de um aparatoso despiste com o Batmóvel. Um mau agoiro para o que viria a seguir: o intrigante falecimento de Heath Ledger escassos meses antes da estreia mundial do filme (18 de julho de 2008). Tragédia que levou os mandachuvas da Warner Bros. a darem maior ênfase ao Joker na campanha de marketing viral que vinham desenvolvendo para promover a película. A qual seria dedicada a Heath Ledger e ao malogrado técnico.

O Palhaço, o Morcego e o bipolar.

Enredo: Em Gotham City, um banco propriedade da Máfia é assaltado pelo Joker e seus comparsas, deixando para trás um sulco de cadáveres. Na sequência desse episódio, Batman e o tenente James Gordon concordam em incluir Harvey Dent, o novo promotor público da cidade, no seu plano para combater o crime organizado. Apesar de Dent ser também o novo interesse romântico da ex-namorada de Bruce Wayne, Rachel Dawes, o milionário, depois de verificar a sinceridade do promotor, compromete-se a organizar uma festa com vista à angariação de fundos para a sua campanha.


Maggie Gyllenhaal substituiu Katie Holmes no papel de Rachel Dawes.

  Sal Moroni, Gambol, Chechen e outras figuras gradas do submundo do crime reúnem-se a fim de debaterem os novos problemas que afetam os seus negócios. Lau, um contabilista ao serviço das tríades chinesas, conta, através de videoconferência, como transferiu o dinheiro de todos eles para Hong Kong. Território onde ele próprio se acoitou, para assim escapar às investigações policiais em curso.
   A reunião é subitamente interrompida pelo Joker que chama a atenção dos presentes para o facto de que as ações de Batman não são condicionadas por jurisdições ou fronteiras geográficas. Em troca de metade do dinheiro,o macabro intruso oferece-se para liquidar o guardião de Gotham. Oferta prontamente rejeitada pelos mafiosos. Gambol vai mesmo mais longe, oferecendo uma recompensa pela cabeça do Palhaço do Crime. Pouco tempo depois, Gambol é assassinado pelo Joker que, de caminho, recruta os seus homens.
   Em Hong Kong, Batman captura Lau e entrega-o à custódia da polícia gothamita. Na expectativa de obter uma redução da sua sentença, o contabilista aceita testemunhar em tribunal contra os seus antigos empregadores.
   Em retaliação, o Joker lança um ultimato aos habitantes de Gotham:  irá matar diariamente um inocente até o Homem-Morcego revelar a sua verdadeira identidade. Daí decorrendo as execuções do comissário do Departamento de Polícia de Gotham City (DPGC) e da juiza titular do processo da Máfia. Já a tentativa do Palhaço do Crime de eliminar fisicamente o mayor da cidade fracassa devido à intercessão do tenente Gordon, sacrificando aparentemente a própria vida.
  Perante este dramático cenário, Bruce Wayne prepara-se para se expor, mas é surpreendido pelo anúncio público de Harvey Dent assumindo ser ele o Batman. Enquanto é escoltado pela polícia para local seguro, Dent é perseguido pelo Joker. Tratava-se, contudo, de uma cilada orquestrada por Batman e por Gordon (que encenara, afinal, a própria morte), usando o promotor como isco.
  Graças ao auxílio do Cavaleiro das Trevas, Gordon prende o Joker e é promovido a comissário. Porém, nessa mesma noite, Dent e Rachel Dawes desaparecem. Interrogado pelo herói, o Palhaço do Crime acaba por revelar que os dois foram levados para prédios armadilhados com explosivos localizados em lados opostos da cidade, e que serão destruídos ao mesmo tempo.

Ele está mesmo atrás de mim, não está?

  Batman parte para salvar Rachel, cabendo aos homens de Gordon salvar Dent. No entanto, o herói apercebe-se de que foi trapaceado pelo Joker. Em vez da ex-namorada de Bruce Wayne, ele depara-se com Dent, instantes antes de ambos os prédios irem pelos ares. Rachel morre na explosão e Dent tem metade da cara desfigurada pelas chamas. Quase em simultâneo, o Joker deflagra uma bomba na sede do DPGC e escapa com Lau.
  Depois de matar Lau e Chechen, o Joker ameaça fazer explodir um hospital se Coleman Reese, um contabilista das Empresas Wayne que deduziu a verdadeira identidade do Batman, não for morto dentro de uma hora. Enquanto o Cavaleiro das Trevas salva Reese, o Palhaço do Crime visita Harvey Dent no hospital, convencendo-o a vingar a morte de Rachel Dawes, indo atrás dos verdadeiros culpados. De seguida o vilão destrói o hospital, levando consigo um autocarro apinhado de reféns.
   Já como Duas Caras, Harvey Dent caça os responsáveis pela morte de Rachel. Os quais julga lançando uma moeda ao ar. Sempre que a sua face riscada fica para cima, o réu é sentenciado à morte. É o que sucede com Maroni e com um polícia que ajudara a raptar Rachel. Sorte diferente teve o próprio Joker a quem calhou a face intacta da moeda do Duas Caras.

Cara ou coroa? Vida e morte ditadas pela moeda do Duas Caras.
 
   Entretanto, descobre-se que duas balsas cheias de gente foram armadilhadas com explosivos pelo Palhaço do Crime. Numa delas encontram-se civis inocentes, ao passo que a outra tem como passageiros reclusos e guardas prisionais. Aos dois grupos o Joker oferece uma hipótese de sobrevivência: tudo o que têm de fazer é afundar a outra balsa. Caso contrário, ambas as embarcações serão destruídas.
  No entanto, para enorme frustação do vilão, os ocupantes das balsas recusam matar-se uns aos outros. Capturado pelo Batman, o Palhaço do Crime explica a complexa relação entre ambos. Gaba-se também da sua vitória, pois provou que Harvey Dent - o maior símbolo de justiça em Gotham - não era, afinal, incorruptível. E isso fará com que o povo da cidade perca ainda mais a esperança.
   Nos escombros do prédio onde Rachel morreu, Batman encontra o Duas Caras mantendo refém a família do comissário Gordon. Transtornado, o antigo promotor decide os destinos de Batman, do filho de Gordon e o seu próprio. Em resultado dos dois primeiros lançamentos da moeda, o Homem-Morcego é baleado na barriga e o Duas Caras autoabsolve-se. Quando ele se preparava para julgar o menino, Batman investe contra Dent, provocando-lhe uma queda de vários andares.
  Consciente de que os cidadãos de Gotham perderão a sua esperança na justiça se tiverem conhecimento da corrupção de Dent, Batman convence Gordon a incriminá-lo pelas mortes causadas pelo ex-promotor. Após discursar no funeral de Dent, o consternado comissário ordena a caça ao herói caído em desgraça e destrói o batsinal.
  Longe dali, Alfred, o fidelíssimo mordomo de Bruce Wayne, queima uma carta de Rachel Dawes onde esta anunciava o seu noivado com Harvey Dent.

Trailer:



Curiosidades:

* Na sua preparação para o papel de Joker, Heath Ledger escondeu-se num quarto de motel durante aproximadamente seis semanas. Durante esse período de reclusão voluntária, o ator autraliano mergulhou profundamente na psique do Palhaço do Crime. Ao que consta teve no visual sinistro de Sid Vicious (malogrado vocalista dos Sex Pistols) e nos maneirismos psicóticos de Alex de Large (personagem do filme Laranja Mecânica) os seus principais referenciais no processo de construção da sua personagem;
* Usando maquilhagem de palhaço e cosméticos comprados numa drogaria, Heath Ledger (o mais jovem ator a interpretar o Joker) criou a sua própria caracterização. Depois de devidamente aprovado pela produção, o visual passou a ser reproduzido e aplicado pela equipa de caracterização;
*Trata-se do primeiro filme baseado numa banda desenhada a conquistar um Óscar. No caso, o de Melhor Ator Secundário, atribuído postumamente a Heath Ledger, cuja atuação foi, de resto, marcada pelos constantes improvisos;

"Quando eu morrer, os meus filmes perdurarão". Palavras proféticas de um ator que se tornou um mito.
*O novo traje de Batman - mais leve e confortável do que o anterior -  foi confecionado com 200 peças de borracha, fibra de vidro, nylon e liga metálica. Inspirado nos capacetes de motociclismo, o capuz foi separado da peça do pescoço, permitindo assim a Christian Bale mover a cabeça em todas as direções. Facto que agradou em tal medida ao ator galês que ele insistiu em ficar com o referido acessório após a conclusão das filmagens;
*O filme apresenta vários elementos que remetem para a primeira aparição do Joker em Batman nº1 (1940): tanto na película como na  banda desenhada, o vilão anuncia publicamente os crimes que se propõe cometer, remove a maquilhagem e disfarça-se de polícia para ter acesso ao indivíduo que ameaçou matar, usa uma bomba para escapar da prisão, rouba e mata movido apenas pelo desejo de disseminar o caos e desdenha dos criminosos tradicionais;
*Numa primeira versão do guião, uma vez sacada a informação sobre o paradeiro de Rachel, a dramática cena do interrogatório do Cavaleiro das Trevas ao Palhaço do Crime na sede do DPGC terminava com o herói a derrubar o vilão, pontapeando-lhe de seguida a cabeça. Esta cena foi, porém, cortada durante o processo de edição, porque Chris Nolan considerou essa ação demasiado petulante para os padrões éticos do Batman;
*Este é o único filme da trilogia em que não se assiste a uma surpreendente revelação sobre a verdadeira identidade do vilão. É também o único em que a Liga das Sombras não desempenha um papel ativo na trama;
* Apesar da ausência de Batman no título, O Cavaleiro das Trevas foi a primeira película baseada em super-heróis a atingir a  fasquia de um bilião de dólares de receitas;
* 39 veículos são espatifados, crivados de balas, mandados pelos ares ou tomam parte em qualquer tipo de violência ao longo do filme. As vítimas mortais, essas, cifram-se em 36. Ainda assim, o espectador só vê sangue em três momentos: na face de um refém agarrado pelo Joker, no braço de Batman depois de este ter sido mordido por um cão e na almofada de Harvey Dent no hospital;
* Chris Nolan e os seus coargumentistas cedo deliberaram que as origens do Joker não seriam exploradas na trama. Conferindo dessa forma à personagem uma natureza ainda mais obscura e desconcertante. Por contraponto às suas anteriores versões cinematográficas (encarnadas por Cesar Romero e Jack Nicholson), este Joker não teve a sua aparência alterada a título permanente após um banho químico. Ao invés, fazendo jus ao epíteto de Palhaço do Crime, é retratado como um indivíduo seriamente perturbado que se maquilha para compor um visual tétrico.


Guardião de Gotham.

Prémios e nomeações: Quebrando o antigo recorde detido por Dick Tracy (1990) para o filme baseado numa BD com maior número de indicações para os Óscares (7), O Cavaleiro das Trevas foi nomeado em 8 categorias. Foram elas: Melhor Ator Secundário, Melhor Edição de Som, Melhor Direção Artística, Melhor Fotografia, Melhor Sonoplastia, Melhor Caracterização, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Edição. No final, arrebataria as estatuetas douradas referentes às duas primeiras categorias.
   Primeiro ator oscarizado a título póstumo, Heath Ledger conseguiu a proeza de conquistar uma vintena de outros prémios, entre os quais o Golden Globe Award e o BAFTA Award para Melhor Coadjuvante.
   Além das supramencionadas nomeações para os Óscares, O Cavaleiro das Trevas foi eleito um dos dez melhores filme de 2008 pelo American Film Institute.
 
Heath Ledger, um Joker inesquecivel.


Veredito: 90%

  O que se pode dizer sobre um filme que, tanto no plano narrativo como técnico, toca as raias da perfeição? 
  Eram tão colossais as expectativas criadas em seu redor que O Cavaleiro das Trevas poderia ter ficado soterrado por elas. Superado com distinção o desafio que inevitavelmente se coloca às sequelas de blockbusters, este segundo capítulo é, na minha ótica, o melhor de toda a saga. E, sem sombra de dúvida, um dos melhores filmes dentro do seu género.
 Dirigida com virtuosismo por Nolan e magistralmente interpretada por uma constelação de atores de primeira apanha (que acabam, ainda assim, ofuscados por um genial Heath Ledger), a película falha apenas no pouco tempo concedido à evolução psicológica de Harvey Dent. Uma personagem com o potencial filosófico do Duas Caras (personificação da ambivalência moral do ser humano) merecia abordagem mais aprofundada.
  À parte isso, tudo o mais é fascinante: tanto o enredo inteligente que faz refém a atenção do espectador do primeiro ao último minuto como as eletrizantes cenas de ação suscetíveis de fazerem disparar os níveis de adrenalina dos que vibram com tiros, bombas e murros nas trombas.
  A ver e a rever este O Cavaleiro das Trevas, pois fica melhor de cada vez que se assiste.